Ai flores, ai flores do verde pino
Assunto: a donzela dialoga com as flores, procurando saber novas do paradeiro do amigo, e estas respondem-lhe de forma a tranquilizá-la.
s Tema: as saudades do amigo ausente.
s Estrutura interna - diálogo donzela / flores
. 1.ª parte (estr. 1-4) - A donzela, enamorada, pergunta às flores:
- onde e como se encontra o amigo?;
- regressará como combinado?
. 2.ª parte (estr. 5-8) - Resposta tranquilizadora das flores à donzela:
- o amigo encontra-se bem;
- regressará antes do prazo estabelecido.
Na 1.ª parte do diálogo, a donzela traduz o seu estado de espírito e a saudade pelo amigo.
Na 2.ª, é a natureza que tranquiliza a donzela.
s Sentimentos da donzela:
. amor ü
. saudade ý ansiedade
. sentimento de ï ciúme
abandono þ
s Papel da Natureza
l Natureza ¾¾¾¾ cenário
¯
interveniente no drama sentimental (confidente)
mensageira
s Simbologia
Flores
½
½
beleza
delicadeza
sensibilidade
feminilidade
aroma
½
¯
a donzela
|
Verde
½
½
imaturidade
juventude
esperança
½
½
½
¯
a relação entre os dois jovens, cheios de esperança
|
Pino
½
½
força
apoio
segurança
robustez
masculinidade
braços ¾¾ ramos
¯
o amigo
|
s Recursos poético-estilísticos
1. Nível fónico
. Estrofes: oito tercetos heterométricos, compostos por um dístico e um refrão monóstico.
. Metro: versos decassílabos nos dísticos;
versos pentassílabos no refrão.
. Ritmo binário, em sintonia com os elementos semânticos, visualiza o esvoaçar dos ramos do pinheiro, para cá e para lá, numa amplitude contida.
. Rima - AAR / BBR;
- emparelhada;
- consoante ("amigo" / "comigo") e toante ("pino" / "amigo");
- rica ("amigo" / "comigo") e pobre ("pino" / "amigo");
- grave / feminina.
. Refrão: é um refrão interrogativo que, na 1.ª parte, traduz a ansiedade da donzela por não ter novas do amigo; porém, a sua persistência interrogativa na 2.ª parte é mais complexa:
. lamento convencional, esquecido, absurdo no novo contexto?
. repetição irónica, imitação desmoralizadora da ansiedade da donzela?
. porque nem tudo é revelado, a pergunta continua, ansiando por mais respostas?
. Aliteração: "se sabedes novas".
. Musicalidade: o poema apresenta uma musicalidade ondulatória, como um vento que transporta versos inteiros para estrofes futuras.
. Assonância em á e i.
2. Nível morfossintáctico
. Estrutura paralelística perfeita repartida em dois sistemas.
. Leixa-prem.
. Travessão: divide a cantiga em duas partes, pois é a marca que introduz a fala da donzela e, seguidamente, a resposta das flores.
. Frases:
- construção oracional: oração condicional - "se sabedes novas do meu amigo" - consiste num lançamento contido da questão da donzela;
- tipos:
. exclamativo: frustra a pergunta;
. interrogativo: recupera a pergunta;
- 2.ª parte: a resposta, expressa através de frases afirmativas no segundo verso de cada estrofe, encadeada na pergunta da 1.ª parte através do discurso indirecto, é prejudicada pela persistência interrogativa do refrão.
. Interjeição "Ai": exprime a inquietação da donzela.
. Substantivos: flores ® as confidentes da donzela, que a tranquilizam;
pino ® simboliza a masculinidade do amigo.
. Adjectivo verde: caracteriza as flores do pino e a simboliza a imaturidade e também a esperança depositada no amor de ambos.
. Discurso directo: diálogo entre a donzela e as flores, introduzido pelo travessão.
. Discurso indirecto, através do qual a resposta das flores é encadeada na pergunta transportada da 1.ª parte.
. Vocativo: "Ai flores".
. Anáfora: "Ai flores...
Ai flores...".
3. Nível semântico
. Apóstrofe: "Ai flores".
. Personificação: atribuição de qualidades humanas às flores, que dialogam com a donzela, facto que lhes confere o estatuto de confidentes.
. Exclamação: transmite todas as emoções (saudade, angústia, preocupação) da donzela.
s Classificação
1. Cantiga de amigo.
1.1. Formal: - cantiga dialogada / tenção;
- cantiga de refrão;
- cantiga paralelística perfeita.
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