Classificação das cantigas de amor
Classificação das cantigas de amor
* Cantigas de mestria: são cantigas sem refrão; são as mais perfeitas. Os versos têm sete a dez sílabas e o número de estrofes raramente ultrapassava as três ou quatro.
Seguem alguns formalismos, denotando a influência provençal:
. o dobre;
. o mordobre;
. a finda;
. a atafinda;
. o verso perdudo.
Nas cantigas de mestria, podiam aparecer subgéneros:
. prantos: poesias de carácter fúnebre para exprimir a dor de uma morte;
. tenções: retratam um diálogo entre dois trovadores.
* Cantigas de refrão: no fim da cada estrofe, repete-se um ou mais versos, à laia de estribilho, à maneira das cantigas de amigo. São mais espontâneas, mais naturais, mais líricas, menos artificiais.
* Descordos: são cantos magoados, de variedade métrica, estrutura estrófica diferente e de difícil compreensão. Existem apenas três nos nossos cancioneiros. Exprimem os conflitos do amor, um amor tumultuoso, revolto, em convulsão no peito.
* Tenções: cantigas dialogadas entre trovadores, em que um procura contrariar o outro.
* Prantos / lais: desabafos plangentes com lágrimas de coita de amor.
Todos estes subgéneros são de origem provençal.
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